Sejam bem vindos ao Ametista de Luz,
Ametista de Luz é um blog que vem para somar, nunca para competir ou dividir. Estou aqui, à luz da Universalidade Crística que habita em meu coração. Minha religião é Deus e EU SOU LIVRE, pois EU SOU O QUE EU SOU.
Ametista de Luz, representa o caminho que venho trilhando na busca pela minha evolução como ser humano e espiritual e da responsabilidade com a vida ao meu redor. Decidi que era hora de dividir com vocês aquilo em que acredito, aquilo que tenho buscado e o que tenho aprendido. Não tenho intenções de forçar ou violentar consciências, pois cada um é livre para crer ou não e naquilo que quiser. Este blog tem por objetivo levar, agregar conhecimentos, alargar conceitos, desmistificar, permitir novos olhares sobre coisas velhas e estagnadas, descortinar coisas que para muitos ainda estão escondidas.Que através dos conhecimentos diversos das diferentes doutrinas, religiões, filosofias, teosofias que este singelo serviço de amor e luz possa iluminar as vidas de todos aqueles que o acessarem, ajudando-os assim a expandirem suas consciências rumo ao divino que todos somos.Nunca esquecendo que não existem verdades absolutas no Universo e que ninguém é dono dela.
Que eu possa partilhar com vocês essa busca e esse caminho de pura luz que emana de meus Amados Mestre Jesus, o Christo e de Mestre Saint Germain, o Avatar dessa Era da Chama Violeta ou Era de Aquário e da Equipe Espiritual que me guia.
Paz e Luz, Namastê, Axé, Aranauam, Saravá, Motumbá, Salve, Shalom, Kolofé, Shaumbra, Mitakue Oyasin...!!! Anna Aguyrre

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

SER UM VERDADEIRO SACERDOTE - DIRIGENTE DE UMBANDA




UM SACERDOTE possui inúmeras atribuições dentro do terreiro, que incluem desde o assentamento das forças e poderes para proteção daquele solo sagrado até preocupar-se se toda a consulência está bem instalada para a gira; ou seja, todos os pequenos e grandes detalhes de um templo.

Ele deve multiplicar-se em muitos olhos, ouvidos e cabeças para resolver problemas administrativos, contábeis, jurídicos, financeiros, operacionais, logísticos, sociais, mediúnicos e espirituais.

E muitas dessas responsabilidades podem e devem ser delegadas para especialistas contratados e médiuns da Casa capacitados para ajudar.

No quesito espiritual, o sacerdote detém um conhecimento sobre procedimentos a serem realizados na Casa, nos filhos da Casa ou nos consulentes que os ajudarão em sua jornada espiritual na busca de uma cura, equilíbrio, um viver mais pleno.

Tudo que foi dito acima é de suma importância para a função de sacerdote, para o bom andamento de um terreiro. No entanto, há um ponto crucial e fundamental que separa quem “está” sacerdote de quem “é” sacerdote: o AMOR.

O sacerdote deve amar infinitamente Olorum, os Orixás e os Guias - isso é indiscutível. Mas esse amor deve ir além... o sacerdote deve amar o ser humano! Deve ser alguém encantado e apaixonado pela beleza e complexidade dessa criatura de Deus.

Tem que entender as fraquezas, vícios, limitações e negatividades da raça humana e, ainda assim, amá-la. Tem que acreditar que toda pessoa tem
“conserto”, que todos merecem uma segunda, terceira, milésima chance; e
que a reforma íntima existe e acontece todos os dias.


Porque amar a Deus é fácil e simples, pois Olorum não erra, não fraqueja, não trai... Amar aos semelhantes, principalmente aqueles com quem se convive mais de perto, é a verdadeira prova de fogo!

Um sacerdote é chamado muitas vezes a entrar na intimidade do problema e da dor alheia, nos desequilíbrios e viciações, nos sofrimentos e angústias, nas sombras de cada um.

E diante de tudo isso, deve ser o portador da ajuda espiritual, do conselho sábio, do ensinamento que conduz a um caminho de solução, bem estar e harmonia.

No entanto, nunca pode julgar, não pode projetar suas vivências e experiências na vida alheia e julgar, pois o sacerdote, mais que qualquer pessoa, deve ter a ciência plena de que só Pai Xangô pode emitir um parecer limpo e verdadeiro sobre alguém ou uma situação. Ao dirigente, resta apenas amar e ajudar sem julgar.

A relação médium / sacerdote extrapola o mero ensinar receitas de banhos, defumações e oferendas frente aos problemas específicos e individuais. A convivência quase diária transforma o sacerdote em pai/mãe e o médium em um filho que busca orientação, proteção, colo, amparo, direcionamento, exemplo e ajuda para uma vida melhor.

E nessa relação paternal/maternal/ fraternal, o sacerdote aprende a amar de uma forma única e especial cada um de seus filhos por todas as suas qualidades e apesar de seus defeitos. Porque quem realmente ama Pai Olorum, irá amar a centelha divina que anima cada médium de sua corrente e cada ser humano deste planeta.

Pois um sacerdote que fale a língua dos homens e dos Orixás e não tenha AMOR pelo ser humano é como o metal que soa ou como o sino que tine. E mesmo que ele tenha todos os dons da mediunidade, e conheça todos os mistérios dos Guias e Orixás e que tenha tamanha Fé que transporte montanhas, sem AMOR ele nada será! (adaptação de 1 Corintios 13:1-2).

Este texto é dedicado à nossa irmã Hélia Dias, uma grande médium, guerreira, companheira de jornada, umbandista orgulhosa de sua religião... um ser humano maravilhoso que amo muito e que foi chamada para trabalhar em Aruanda em 3 dejunho de 2014.

Por FABIANA CARVALHO

(JORNAL DE UMBANDA SAGRADA - EDIÇÃO JUNHO/14)



Nenhum comentário:

Postar um comentário